7 momentos em que a sua pele pode ficar mais oleosa e o que fazer em cada um deles
A pele oleosa é o tipo de pele que produz mais sebo do que o normal. Muitas vezes, essa oleosidade se torna excessiva, se refletindo na obstrução dos poros, na mudança de textura e na formação de cravos e espinhas no rosto. Para evitar esses problemas, listamos 7 momentos em que a pele pode ficar mais oleosa e o que fazer em cada um deles para controlar esse incômodo.
1. Quando você tá de TPM
Durante a TPM, acontece a produção de hormônios andrógenos que estimulam a produção das glândulas sebáceas, influenciando na oleosidade da pele. Por isso, nesse período, o rosto se torna mais oleoso e conseguimos notar a maior formação de cravos e espinhas.
2. Durante a gravidez
Com as alterações hormonais que a pele sofre durante o período de gestação, o rosto também pode ficar muito sensível e ressecado ou oleoso demais.
3. Ao acordar
Ao longo da noite, quando estamos dormindo, a temperatura corporal diminui e, com essa queda, o corpo acaba produzindo mais oleosidade como uma forma de autodefesa para não deixar a região ressecada.
4. No verão
No verão, a pele costuma ficar mais oleosa porque, além de encarar fatores externos, como a poluição e o sol, que estimulam as glândulas sebáceas, o rosto acaba sofrendo bastante, principalmente com a produção de cravos e espinhas.
5. Durante a puberdade
Entre os 8 e os 13 anos de idade, os hormônios androgênicos estimulam as glândulas sebáceas e as células queratinócitos. Isso gera aumento da produção de sebo e de queratina, que obstrui a drenagem da glândula e leva à formação de cravos e espinhas.
6. Em momentos de estresse
Quando estamos ansiosos ou estressados, acontece um desequilíbrio hormonal, o que acaba agravando ou proporcionando o aumento de oleosidade na pele e a piora das lesões de cravos e espinhas.
7. Lavar o rosto em excesso
Lavar o rosto várias vezes ao dia acaba resultando no efeito rebote. Quando removemos muito a oleosidade, a própria pele entende que precisa repor essa camada de gordura que foi retirada. Para evitar essa reação, você só precisa lavar o rosto duas vezes ao dia - essa quantidade já é suficiente para controlar a produção excessiva de sebo.
O que fazer para evitar o excesso de oleosidade da pele?
Para evitar esses extremos da oleosidade, você precisa montar uma rotina de cuidados para a pele oleosa. Em primeiro lugar, é importante lavar o rosto com um sabonete com ativos que limpam profundamente a pele sem agredi-la. Depois, é importante passar um hidratante matte com vitamina C para evitar o efeito rebote da oleosidade. Se você estiver de maquiagem ou prefere ter uma limpeza mais suave, aposte em uma solução micelar que elimina as impurezas, deixando a pele mais saudável, limpa e hidratada.