Senhora toca a pele sem manchas do seu rosto suavemente enquanto sorri Senhora toca a pele sem manchas do seu rosto suavemente enquanto sorri

Ácido tranexâmico: o que é, quais os benefícios e como usar?

Dermatologista explica o que é ácido tranexâmico, seus benefícios para a pele e como usá-lo na rotina de skincare para obter resultados impressionantes.

O ácido tranexâmico atua inibindo a produção de melanina, o pigmento da pele, proporcionando um efeito clareador na pele e nas manchas presentes. Além disso, possui uma ação anti-inflamatória que auxilia no tratamento de diversas condições cutâneas.

Este ácido apresenta diversos benefícios para a pele e pode ser incorporado à sua rotina de skincare diurna ou noturna. Além disso, ele também pode ser combinado com outros ativos para potencializar e combinar suas propriedades benéficas.

Para te ajudar a aproveitar ao máximo os benefícios do ácido tranexâmico para a pele ao incorporá-lo em sua rotina de skincare, o Blog da Garnier juntamente com a dermatologista Dra. Monalisa Nunes, explica para você como isso é possível.


O que é ácido tranexâmico?

O ácido tranexâmico é um ativo eficaz no controle e prevenção de hemorragias, pois ele favorece o estancamento do sangue. Além disso, na pele, o ácido tranexâmico atua inibindo a produção de melanina, o pigmento da pele, possibilitando o clareamento da pele e das manchas presentes.

O ácido tranexâmico é uma substância que inicia a ação de uma enzima chamada plasminogênio. Normalmente ela se liga aos coágulos para destruir o coágulo e impedir que tenha uma trombose. E também na pele ele age bloqueando o plasminogênio também, que está envolvido também na quebra de fibras de colágeno.” explica a Dra. Monalisa Nunes.


Quais os benefícios do ácido tranexâmico?

Controlar sangramentos, clarear a pele, reduzir inflamações. Os benefícios do ácido tranexâmico são diversos, como explica a dermatologista Dra. Monalisa Nunes: “O ácido tranexâmico tem vários benefícios, tanto ao nível sistêmico, a medicação ingerida, como de forma tópica na pele. O principal deles é a ação anti-inflamatória e também anti-fibrinolítica. E também nesta anti-inflamatória, ela vai ajudar em vermelhidão, irritações, e em algumas doenças inflamatórias. Na forma sistêmica, o principal uso é para controlar sangramento excessivo”.


Combate as manchas e hiperpigmentação

Essas condições de áreas escuras ou descoloridas na pele, podem ser causadas por vários fatores distintos, incluindo exposição ao sol, alterações hormonais, envelhecimento e danos à pele. O ácido tranexâmico age diretamente nesse problema, inibindo a produção excessiva de melanina, o pigmento responsável pela cor da nossa pele e através de sua ação anti-inflamatória, como explica a Dra. Monalisa Nunes.

Indiretamente, o ácido tranexâmico ajuda no combate das manchas, porque, como ele é anti-inflamatório, quando a gente tem uma reação inflamatória na pele, normalmente o que resulta é a mancha. Então diminuindo a inflamação, a gente tem uma diminuição das manchas e também principalmente manchas inflamatórias, como, por exemplo, o melasma, que tem um componente vascular ali, que tem uma inflamação realmente que está piorando a mancha, o ácido tranexâmico ajuda nesse processo, diminuindo a mancha e prevenindo que ela piore”.


Uniformiza o tom da pele

Uma tez irregular, marcada por manchas escuras, vermelhidão ou descoloração, pode ser resultado de danos causados pelo sol, acne, envelhecimento e hiperpigmentação, e um dos benefícios do ácido tranexâmico é justamente o de atuar nesses problemas devido à sua ação anti-inflamatória e de controle da melanina.

Ao bloquear a atividade da enzima plasmina, que pode levar à produção excessiva de melanina, o ácido tranexâmico ajuda a prevenir a formação de novas manchas e a clarear as já existentes. Além disso, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o ácido tranexâmico também reduz a vermelhidão e a inflamação causadas por condições cutâneas como a acne e a rosácea, uniformizando o tom da pele.


Trata o melasma

O melasma é comumente desencadeado por alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez ou ao tomar contraceptivos orais que ocasionam a produção excessiva de melanina. O ácido tranexâmico também tem demonstrado sua eficácia no tratamento dessa condição por conta de sua ação uniformizante e de combate às manchas e hiperpigmentação da pele. Além disso, o ácido tranexâmico pode ser potencializado no tratamento do melasma ao ser utilizado em combinação com outros tratamentos ou ativos, como a vitamina c e procedimentos a laser.


Ameniza a angioedema

O angioedema é uma condição que provoca inchaço sob a pele, particularmente nas áreas onde a pele é mais fina. Esta condição pode ser desencadeada por uma reação alérgica ou inflamação, mas também pode ter causas hereditárias, além de ser desconfortável e, em alguns casos, extremamente perigoso se ocorrer na garganta ou nas vias respiratórias.

O ácido tranexâmico, com suas propriedades anti-inflamatórias, bloqueia a enzima de nome plasmina, que quando liberada no corpo, pode levar à inflamação e inchaço. Com isso, o ácido acalma a pele e reduz a vermelhidão e a inflamação associadas a várias condições de pele, incluindo angioedema.


Como incorporar o ácido tranexâmico na sua rotina de skincare?

Normalmente o ácido tranexâmico no skincare vem na forma de séruns que dão tanto para ser usados no rosto, quanto no corpo, quanto até mesmo na região das olheiras.” explica a dermatologista, sobre como adicionar o ácido tranexâmico na rotina de cuidados com a pele.

O ativo é normalmente adicionado na rotina de skincare noturna, mas também pode ser utilizado na rotina diurna, de acordo com suas preferências. “Normalmente eles são de uso noturno, mas não é uso noturno exclusivo, depende da formulação geral do produto, mas normalmente a gente costuma colocar com a pele limpa à noite, e aí vem com os outros passos, hidratação, se passar algum óleo também, mas normalmente é ele o hidratante ou um ácido renovador celular.” conclui a especialista.


Em que etapa da rotina de skincare devo aplicar o ácido tranexâmico?

A etapa em que você deve aplicar o ácido tranexâmico na sua rotina de skincare depende do tipo de produto que você está usando. No entanto, normalmente, produtos com ácido tranexâmico em sua fórmula, como séruns ou cremes, devem ser aplicados após a limpeza da pele, mas antes de hidratantes e protetores solares.

A etapa da rotina do skincare, ele entra na etapa de tratamento, então a gente tem limpeza, hidratação, proteção solar e o ácido tranexâmico entra na parte de tratamento da pele.” esclarece a dermatologista Dra. Monalisa Nunes sobre em qual etapa da skincare o ácido tranexâmico pode ser introduzido.

Após aplicar o ácido tranexâmico na pele durante o dia, é importante protegê-la adequadamente. Para isso, utilize um protetor solar que tenha no mínimo FPS 30, dessa forma sua pele ficará protegida e conseguirá evitar que os raios solares danifiquem sua pele. Para proteção hidratante com redução de marcas, conte com o Protetor Hidratante Uniforme Matte.


Quais são as melhores combinações do ácido tranexâmico com outros ativos?

Niacinamida, ácido kójico, vitamina C e ácido glicólico são ativos que, quando combinados com o ácido tranexâmico, potencializam seus benefícios para a pele. “Ele pode ser combinado com vários ativos, principalmente ativos despigmentantes, porque vão ajudar ainda mais na ação antimanchas, como, por exemplo, o ácido kójico, ácido ferúlico, ácido fítico, são bons com o ácido tranexâmico”, esclarece a Dra. Monalisa Nunes sobre as combinações de outros ativos com o ácido tranexâmico eficientes no combate às manchas.

Sobre combinar e fortalecer a ação calmante do ácido com outros ativos, a dermatologista explica: “E também com ativos calmantes para diminuir também o potencial irritativo na pele, como, por exemplo, niacinamida e alfa-bisabolol”, finaliza.


Ácido tranexâmico e vitamina C é uma dupla poderosa?

Sim, a combinação de ácido tranexâmico e vitamina C é bastante poderosa para os cuidados com a pele. Ambos os ingredientes têm propriedades que podem complementar e potencializar os benefícios um do outro. O ácido tranexâmico tem a capacidade de inibir a produção de melanina, reduzindo a hiperpigmentação e clareando a pele.

Por outro lado, a vitamina C é um antioxidante poderoso que protege a pele contra danos causados pelos radicais livres, promove a produção de colágeno e também tem propriedades de clareamento da pele. Portanto, quando usados juntos, esses dois ingredientes se complementam para proporcionar uma pele bonita e uniforme. O ácido tranexâmico reduz as manchas e descolorações, enquanto a vitamina C ilumina a pele e melhora sua textura e tom.

Para combiná-los na rotina, a dermatologista explica: “Não tem uma contraindicação de usar o ácido tranexâmico com a vitamina C, mas eu não costumo vê-los associados no mesmo produto. Acredito que seja porque a vitamina C é também um ácido e tem um potencial irritativo, provavelmente com o ácido tranexâmico pode ficar um produto muito irritativo. Então como eu costumo usar é a vitamina C durante o dia e o ácido tranexâmico à noite”.

Durante o dia, é possível adicionar os benefícios da vitamina c para redução de marcas na pele através do Sérum Booster com Vitamina C desenvolvido para cuidar e tratar a sua pele, garantindo marcas menos visíveis, maior uniformização da pele e hidratação. Tudo isso em uma textura leve, recomendado para todos os tipos de pele.


Como combinar ácido tranexâmico e ácido glicólico para melhores resultados?

Como vimos, o ácido tranexâmico possui a capacidade de reduzir a hiperpigmentação e clarear a pele. Por outro lado, o ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) que atua como um esfoliante químico, ajudando a remover as células mortas da pele e estimulando a renovação celular.

Quando combinados, o ácido glicólico potencializa a eficácia do ácido tranexâmico, removendo as células mortas da superfície da pele e dos poros, permitindo assim uma melhor absorção do ácido tranexâmico pela pele. Portanto, para introduzi-los na rotina de skincare, comece utilizando o ácido glicólico e, em seguida, aplique o ácido tranexâmico.


Quais são os cuidados ao usar ácido tranexâmico na pele?

Conhecer sua pele, saber seu tipo de pele e se possui alguma alergia, sempre usar protetor solar e não o aplicar em lesões ou feridas abertas, são alguns dos cuidados que devem ser tomados ao utilizar o ácido tranexâmico na pele, como explica a especialista Dra. Monalisa Nunes.

Primeiro, saber se sua pele não tem alergia ao ativo, então sempre procurar uma orientação médica para ver se é uma pele liberada para usar, sempre usar protetor solar durante o dia, não aplicar o ácido tranexâmico numa pele inflamada, irritada, com feridas abertas e fazer os outros passos de tratamento, de limpeza e hidratação”, esclarece.


Como proteger a pele do sol ao usar ácido tranexâmico?

Opte sempre por um protetor com fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30 e procure evitar a exposição direta ao sol entre as 10h e às 16h para proteger a pele da radiação solar. Segundo a dermatologista: “A proteção solar ao usar o ácido tranexâmico é a proteção solar convencional, então usar um protetor numa quantidade adequada e reaplicar a cada três horas.”, conclui.

Para proteger a sua pele, hidratá-la e reduzir marcas com ação antioleosidade, conte com o Protetor Hidratante Uniforme Matte, enriquecido com os benefícios da Vitamina C para cuidar e proteger a sua pele. Nossa pele é exposta diariamente a diversas agressões e merece um cuidado especial, por isso, opte pelo protetor que uniformiza e reduz imperfeições da pele em uma semana.


O ácido tranexâmico é indicado para todos os tipos de pele?

Não, o ácido tranexâmico não é indicado para todos os tipos de pele. Diferente de outros ativos e produtos formulados para todas as peles, este ácido pode ser muito abrasivo para as peles mais sensíveis, como explica a Dra. Monalisa Nunes: “Ele não é indicado para todos os tipos de pele, principalmente as peles que são muito sensíveis ou que tem alergia ao componente”.

Portanto, caso queira adicionar o ácido tranexâmico e seus benefícios em sua rotina de cuidados com a pele, consulte primeiro um médico dermatologista que avaliará a sua pele e indicará o melhor tratamento e ativos para o seu tipo de pele e suas particularidades.

Ainda está com dúvida de quais produtos de skincare utilizar ou quais passos de skincare fazer? Conheça o Skin Coach, ferramenta de Garnier que oferece uma análise completa da sua pele e recomenda os melhores passos de cuidados e produtos que podem ser utilizados para cuidar da sua pele. Faça o teste agora mesmo!