Acne hormonal ou por estresse? Saiba identificar e como tratar
Convidamos uma médica dermatologista para tirar suas dúvidas sobre a acne hormonal e por estresse e ainda dar dicas de como tratá-las
A acne é uma inflamação da pele que incomoda a todos, sem exceção, sendo muito temido pela maioria das pessoas, principalmente as que sofrem com pele oleosa. Também conhecida como espinha, a acne é caracterizada por um processo inflamatório na pele, que pode surgir por diversas causas que fazem com que a acne surja no rosto. No geral ela está mais presente durante a adolescência, porém, muitas pessoas relatam o aparecimento de acne durante a fase adulta e em outros momentos da vida.
Entre os diversos tipos de acne estão as mais comuns que são as acne hormonais e a acne por estresse e para que você possa entender o que é cada tipo de acne e como tratá-las, nós convidamos a médica dermatologista Dra. Monalisa Nunes (CRM 208381/SP) para dar algumas dicas que vão te ajudar a combater esse processo inflamatório da sua pele.
Quais são as características da acne?
Devido a inflamação das glândulas sebáceas, a acne se forma na pele gerando pequenas lesões, geralmente com presença de pus no seu interior. Cada tipo de lesão contém um nome e forma diferente, desta forma pode ser identificado o grau da lesão.
Segundo a dermatologista Monalisa Nunes, as inflamações consistem nas seguintes classificações: comedões (popularmente conhecida como cravos); pápulas, que são aquelas famosas bolinhas vermelhas; pústulas, que são a forma mais agravadas da pápulas, contendo pus dentro das bolinhas vermelhas; nódulos, que formam lesões maiores e endurecidas; e por fim os cistos, que são lesões maiores que 1 cm com conteúdo purulento.
“Essas lesões frequentemente causam manchas escurecidas e cicatrizes na pele. Em muitos casos a pele com acne pode ser oleosa, mas não é um critério obrigatório”, completa Monalisa.
O que é acne hormonal?
A Dra. Monalisa Nunes informa que o termo “acne hormonal” é incorreto, uma vez que não existe essa classificação dentro da dermatologia, mas a acne pode surgir por conta de alteração hormonal no organismo, sendo muito comum na vida adulta. A “acne hormonal” é ocasionada pelo aumento de hormônios que resultam no surgimento dessas inflamações tanto no rosto quanto em outras partes do corpo.
Além do período de mudança do corpo, a acne causada por alterações hormonais pode ocorrer com maior frequência no período de gravidez, onde os hormônios costumam ser alterados e acabam provocando algumas mudanças na pele e no corpo. Para entender as causas dessa alteração hormonal que resulta no aparecimento das acne, é necessário consultar um especialista e investigar as causas dessa condição.
O que é acne por estresse?
Embora seja um termo incorreto, a acne causada por estresse pode ocorrer devido a picos de estresse, derivados também de alterações hormonais no organismo, que são estimuladas por níveis altos de estresse e desgaste mental, dessa forma é refletido no processo inflamatório que resulta no aparecimento das acne. Entre os hormônios liberados pelos níveis altos de estresse está o cortisol, que altera o funcionamento de outros hormônios do corpo e que pode resultar em maior produção de oleosidade para a pele, além dos processos inflamatórios que resultam no aparecimento das acne.
Como tratar a acne no rosto?
Para tratar a pele acneica é necessário ter alguns cuidados. Para a acne causada pelo estresse, é necessário repensar a rotina e entender quais são os pontos que estão causando estresse durante o cotidiano. É necessário reservar um tempo para descanso e relaxamento, para isso é preciso se dedicar a um tempo de lazer e hobbies que façam com que o seu corpo e a sua mente relaxem.
Também é muito importante consultar um especialista para que seja indicado o melhor tratamento para as acne já existentes, assim como para o tratamento das acne hormonais, que também precisam de uma investigação para entender as causas por trás desse tipo de acne que podem estar ligados a diversos fatores.
“O tratamento da acne depende do tipo de acne e do grau de gravidade. Todos os tipos necessitam de um tratamento base com skincare fundamental - lavar, hidratar e proteger. Podemos ter tratamentos tópicos com produtos antiacne, ácidos e medicações e tratamentos via oral com antibióticos ou isotretinoína”, esclarece a médica dermatologista.
Saiba quais são os tipos de acne
A médica dermatologista Dra. Monalisa Nunes explica que há variados graus e tipos de acne e que também podem ser classificados de acordo com a idade em que surgem na pele. Segundo ela, existem 5 graus de acne, que podem ser diferenciadas por algumas características, como exemplifica a classificação abaixo.
- Grau I ou comedogênica: presença somente de cravos ou comedões
- Grau II ou pápulo-pustulosa: presença de cravos, pápulas e pústulas (espinhas)
- Grau III ou nódulo-cística: presença de cravos, pápulas e pústulas (espinhas), nódulos e cistos
- Graus IV ou conglobata: caso grave com lesões maiores, cistos e nódulos que se comunicam (juntam)
- Grau V ou fulminans: caso mais grave de acne onde além das lesões que são mais graves podendo haver necrose, temos sintomas sistêmicos como febre, dor articular, perda de peso, hepatite, insuficiência renal dentre outros.
Já de acordo com a idade, também há uma classificação etária do surgimento da acne no corpo que pode decorrer desde problemas hormonais e predisposição genética, até problemas relacionados a estresse emocional.
- Neonatal: 0 a 30 dias (risco de acne grave)
- Infantil: 1 a 24 meses (risco de acne grave)
- Pré-adolescente: 8 a 11 anos
- Vulgar: de 12 a 24 anos
- Do adulto: acima dos 25 anos
Como evitar a acne hormonal e por estresse?
Não há segredos ou métodos mirabolantes para diminuir o surgimento de acne hormonal e acne causada por estresse. É importante identificar a causa do descontrole hormonal, por isso é necessário que seja feito acompanhamento com um médico dermatologista, para que o profissional realize a avaliação do seu caso e possa recomendar o melhor tratamento para você. Ademais, nos casos de acne por estresse, vale minimizar a causa do seu estresse e reavaliar a sua rotina, para evitar que surjam novas infecções na pele.
Como criar uma rotina de skincare para tratar a acne?
A rotina de skincare para uma pele com acne deve começar pelo básico: “É necessário uso de produtos de limpeza, hidratantes e protetor solar de acordo com o tipo de pele, associado a isso incluir o tratamento tópico específico para a acne como séruns e cremes”, ressalta a Dra. Monalisa.
A pele com acne costuma ser sensível, por isso o acompanhamento com o dermatologista é fundamental, para que o profissional recomende os produtos que sejam para seu tipo de acne, ou em caso mais grave, receite o uso de medicações controladas a fim de controlar essas infecções. Ademais, o básico deve ser seguido, para poder minimizar a aparência das lesões e evitar que sua pele fique desnutrida.
Inclua na sua rotina de skincare, produtos que sejam para o seu tipo de pele e que tenham componentes e ativos que reduzam a produção de sebo da pele, como o ácido salicílico, vitamina C e niacinamida. Comece o seu dia sempre realizando a limpeza facial usando o Gel de Limpeza Facial, que irá realizar a limpeza profunda sem ressecar, dessa forma sua pele ficará limpa e sequinha sem aquele aspecto de repuxamento. Em seguida, complete a limpeza facial usando a Água Micelar Antioleosidade para que as micelas possam sugar as impurezas presente nos poros, deixando a pele bem limpa e com efeito matte.
Na etapa de hidratação, é recomendado o uso de produtos que sejam mais emolientes e leves, para que possam penetrar com maior facilidade na epiderme. O sérum com vitamina C da Garnier é perfeito para essa etapa, pois além da hidratação ela também promove um efeito peeling na pele, ajudando na renovação celular e na cicatrização de manchas causadas pela acne. O Sérum Facial Antimarcas conta com os ativos de Niacinamida, Vitamina C, Extrato de Limão e Ácido Salicílico em sua composição, que juntos promovem uma pele radiante, hidratada e ainda reduz as marcas de acne, mantendo a uniformização da pele.
Por último, não podemos esquecer de proteger a pele, para garantir que a ação dos raios solares não interfiram nos produtos usados na pele, principalmente quando há o uso de ativos com ácidos, muito comum em tratamento para pele com acne. Os raios solares também estimulam a produção de melanina, que são responsáveis pela pigmentação da pele, por isso não pode ser destacado o uso do protetor solar no dia a dia.
O Protetor Solar Facial Hidratante de Garnier contém ação dupla, pois além de manter a pele livre da ação dos raios solares, ele também hidrata a pele, graças a combinação do Pantenol e Vitamina C que alia a função antioxidante e ação hidratante para manter a pele muito bem protegida. O protetor solar de Garnier também contém FPS 50 e efeito matte, perfeito para manter a sua pele sequinha e evitar o brilho excessivo causado pela oleosidade.