Câncer de pele no rosto: o que causa, quais os sinais e como evitar? Câncer de pele no rosto: o que causa, quais os sinais e como evitar?

Câncer de pele no rosto: quais os sinais e como evitar?

Saiba como o câncer de pele pode surgir no rosto e entenda quais são os cuidados necessários para evitar.

A exposição solar intensa sem proteção pode ser prejudicial para a pele, com ela é possível favorecer o envelhecimento precoce, intensificar as marcas e manchas do rosto e, em casos intensos, impulsionar o surgimento do câncer de pele no rosto.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o câncer de pele no rosto, como ele pode ser tratado e evitado, Garnier, em parceria com a dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD), tirou as principais dúvidas, confira!


O que é o câncer de pele no rosto?

A dermatologista Marcele Trindade define o câncer de pele no rosto: “o câncer de pele é causado por alterações no DNA de células localizadas no rosto e geralmente por conta do estímulo contínuo dos raios ultravioleta, tanto UVA quanto o quanto UVB. Os principais tipos de câncer de pele na face são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular”.

Por isso, além da predisposição genética, outra coisa que pode favorecer o aparecimento do câncer de pele no rosto é a exposição solar sem proteção. O câncer de pele pode ser compreendido de duas formas: o carcinoma basocelular, o mais comum e menos agressivo em que o tumor surge a partir do crescimento desordenado das células basais do corpo humano.

Já o carcinoma espinocelular é caracterizado por descamar as células, o que faz com que ele possa ser desenvolvido em estado leve e mais agressivo. Ambos são ocasionados pela exposição excessiva aos raios UVA e UVB sem a proteção solar.


Quais são as principais causas do câncer de pele no rosto?

O principal fator que faz com que o câncer de pele surja no rosto é a exposição solar contínua sem proteção. Ao longo da nossa vida a pele é exposta a diversas situações, uma delas é a ação dos raios UVA e UVB. Quando isso acontece de uma forma intensa causa o envelhecimento precoce da pele e modifica as células do corpo, favorecendo o surgimento do câncer de pele.


“A principal causa de câncer de pele no rosto é a exposição solar sem fotoproteção”, ressalta a dermatologista. “Na verdade dá-se um efeito cumulativo da exposição aos raios UVA e UVB. Estes raios vão danificando a célula e essa célula danificada vai se reproduzindo e dando origem ao câncer de pele”, enfatiza.


Quais os sinais do câncer de pele no rosto?

Alguns sinais podem ser identificados na pele como indício do desenvolvimento do câncer de pele. “Geralmente o câncer de pele vem como uma lesão ulcerada, uma ferida que nunca cicatriza, uma ferida que sempre tem uma casquinha e essa casquinha volta. Geralmente a ferida que nunca aumenta com o tempo”, explica a dermatologista que ressalta que o diagnóstico é dado a partir de uma biópsia no local.


Como evitar o câncer de pele no rosto?

“A principal forma de evitar o câncer de pele no rosto é através da fotoproteção. Para isso, utilize o protetor solar facial com no mínimo FPS 30, reponha o produto a três horas e, em dias de sol mais intenso use chapéus e bonés para se proteger”, recomenda a dermatologista.

Além disso, é importante aplicar o protetor solar facial 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar o produto sempre que a pele entrar em contato com a água. Nos dias nublados e chuvosos também é necessária aplicação do protetor solar facial, já que os raios UVA e UVB também incidem na atmosfera nessas condições.

Para garantir uma proteção solar eficiente para o seu rosto, aposte no uso do Hidratante Protetor Facial, com ele é possível garantir os benefícios da vitamina C para a pele, que combate os radicais livres e ainda impulsiona a proteção facial. Escolha entre a opção com cor ou sem cor para garantir a sua proteção facial diária.