jovem mulher aplicando protetor solar no rosto jovem mulher aplicando protetor solar no rosto

Contorno natural com protetor solar? Saiba quais os riscos

Saiba que usar o protetor solar para criar um contorno natural na face é uma prática segura e quais os riscos que você pode correr ao fazer isso

Nos últimos dias, uma nova forma de utilizar o protetor solar tem ganhado as redes sociais e se tornou um grande viral, principalmente entre os jovens. Trata-se de usar o protetor solar apenas em parte específicas do rosto, como na região dos olhos e no maxilar, deixando as demais partes do rosto sem proteção, desta forma ao ficar em exposição prolongada no sol, forma-se um contorno na face, salientando principalmente a região da bochechas e nariz.

Mas será que essa prática é segura e recomendada? O blog de Garnier trouxe alguns motivos para que você não use o protetor solar para criar um contorno “natural” na face, além de explicar quais os riscos que essa prática pode causar para sua saúde.


O que é o contorno feito com protetor solar?

Também conhecida como “sunscreencontouring”, o contorno facial feito com protetor solar consiste em passar protetor solar em apenas algumas regiões da face, deixando parte das bochechas, nariz e laterais do rosto sem a proteção do filtro solar. Assim, quando a pele ficar exposta ao sol, irá ficar bronzeada nas partes que não receberam a proteção do protetor solar.


É indicado usar o protetor solar como contorno?

Não é indicado utilizar o protetor solar para criar uma espécie de contorno, pois isso pode trazer danos para sua pele a médio e longo prazo. O ideal é utilizar o protetor solar para cobrir todo rosto, aplicando uma primeira camada e em seguida uma segunda camada, por toda a face, pescoço e orelhas. Assim você protege a sua pele da radiação solar e evita também possíveis queimaduras que a longa exposição solar pode causar na sua pele.


Quais os riscos desse tipo de aplicação?

Como não há cobertura completa da face, esse tipo de aplicação pode ocasionar danos na pele e até mesmo estimular o câncer de pele. Os raios solares são capazes de promover o envelhecimento precoce e por conta da exposição ao sol sem proteção a sua pele pode ficar sensível e acabar sofrendo com queimaduras. Além disso, os raios solares também alteram o DNA, fazendo com que ocorra o câncer de pele.


Por que devemos usar protetor solar diariamente?

Em tempos que as mudanças climáticas estão cada vez mais ao extremos, é fundamental que cuidemos da nossa saúde, isso inclui proteger a pele da radiação solar. Como a nossa pele sofre com danos quando expostas à alta incidência de luz solar, é importante que tenhamos uma proteção diária para evitar os danos que os raios UV podem causar na pele. Como o rosto é a parte que mais fica exposta diariamente, ela deve ser protegida todos os dias, com o uso de filtros solares.

Quem tem pele sensível, sofre com problemas dermatológicos que pioram quando expostos ao sol e principalmente quem está exposto à luz solar em alta incidência deve proteger o rosto, como protetor solar, reaplicado ao longo do dia para garantir que a sua pele esteja protegida da ação dos raios solares. Claro que é importante tomar sol, para estimular a produção de vitamina D, mas também é fundamental que haja a proteção da sua pele para evitar danos mais graves a médio e longo prazo.


Como escolher o protetor solar ideal para minha pele?

Hoje é possível encontrar protetores solares que tenham múltiplas funções além do bloqueio dos raios UV, como ação anti idade, antioleosidade e maior hidratação da pele. Se você não tem o costume de usar protetor solar, comece pelo básico, escolhendo um filtro solar que seja maior que 30 FPS e que tenha ação contra raios UVA e UVB, desta forma você começa a proteger a sua pele da ação dos raios solares e previne contra danos futuros.

Se você sente que precisa de um protetor solar mais potente, que tenha algum ativo que ajuda no tratamento da pele ou que seja mais espesso ou menos oleoso, é recomendado escolher por protetores solares que tenham uma formulação mais elaborada, com uso de ativos que estimulam o combate da proteção solar e que também irá tratar sua pele.

O Protetor Hidratante de Garnier pode ser seu aliado e proteger sua pele diariamente, evitando os danos dos raios solares e tratando sua pele ao mesmo tempo. Com Vitamina C em sua composição, o protetor solar de Garnier possui alta eficiência dermatológica, contribuindo para a uniformização da pele, redução de marcas e imperfeições e combate a ação de radicais livres. Tanto na versão de FPS 30 quanto na versão de FPS 50, você estará bem protegida e com a pele bem cuidada.

Para saber mais sobre como iniciar uma rotina de cuidado com a pele e entender como montar uma rotina de skincare conforme as necessidades da sua pele, a plataforma de Skin Coach te ajuda a escolher quais os melhores produtos para seu tratamento, criando uma rotina sob medida usando recurso de Inteligência Artificial.