mulher de pele clara aplicando creme na pele com descamação mulher de pele clara aplicando creme na pele com descamação

Descamação da pele: dermatologista explica causas e como tratar

A dermatologista Marcele Trindade explica com mais detalhes o que causa descamação da pele e como ela pode ser tratada com a hidratação facial.

 

Você sofre com descamação da pele? Essa condição é muito comum durante o verão e o inverno, isso porque uma das principais causas da descamação é a falta da hidratação. Para entender mais sobre a descamação da pele e como tratar de forma eficaz, a dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) esclarece as principais dúvidas e explica como montar uma rotina de cuidados para combater esse problema no rosto.

 

O que causa a descamação da pele do rosto?

A dermatologista Marcele Trindade explica que as peles ressecadas e sensíveis apresentam uma tendência maior para descamação. “Existem vários fatores que podem descamar a pele, desde ser uma pele que esteja sensível e ressecada necessitando de hidratação, quanto aquela pele que fez algum tratamento como laser, um peeling ou utilização de um ácido constante que venha ter contato com essa pele”, conta.

Durante o verão, a pele pode descamar pelo excesso de exposição solar sem proteção e sem hidratação, o que faz com que a pele fique sensível. Nas outras épocas do ano, a desidratação da pele e a sensibilidade também são fatores cruciais para casos pontuais de descamação, assim como procedimentos estéticos feitos como lasers, por exemplo. Por isso, é importante o acompanhamento de um especialista para entender os motivos da descamação do rosto e como a sua rotina de skincare pode ser adaptada para tratar essa condição.

 

Descamação é sinal de pele sensível?

Sim! A descamação da pele muitas vezes pode ser um sinal de sensibilidade. Essa sensibilidade pode ser ocasionada por uma tendência no tipo de pele e também por procedimentos estéticos, dessa forma, a pele pode sofrer com o processo de descamação: “Uma pele que descama sem estar sendo tratada com alguma coisa externa é sinal de que ela está sensível, sim. Além disso, é sinal de que ela está precisando de hidratação”, ressalta.

 

Como tratar a descamação da pele?

Uma das principais causas da descamação da pele está associada com a falta de hidratação e o ressecamento da pele, por isso, além de uma rotina completa de skincare, é importante dar atenção para o passo de hidratação no momento de cuidar do rosto.

“Se a descamação for por sensibilidade da pele ela vai parar de descamar quando você começar a tratar essa sensibilidade”, explica a dermatologista Marcele Trindade. “No caso da pele do rosto é utilizar um hidratante. Para pele sensível use um hidratante específico para pele sensível. Com isso, em torno de três a quatro dias essa descamação melhora. Se a descamação for por conta de um tratamento, como uso de lasers, depende da intensidade que ele está sendo feito. No geral, a pele descama por duas semanas após o tratamento.”

Para uma boa hidratação da pele, aposte no uso do Sérum Facial Antimarcas com Vitamina C da linha Uniform&Matte. Além dos benefícios da vitamina C, o sérum consegue proporcionar uma textura leve e fluída para a aplicação do produto e absorção da pele. Enriquecido também com ácido salicílico e niacinamida ele é capaz de oferecer ação anti-inflamatória e hidratante para a pele. Para complementar a hidratação e garantir a proteção solar, combine com o uso do Hidratante Protetor Tudo em 1 e combata a descamação da sua pele.