Espinhas nas costas: o que causa e como tratar? Espinhas nas costas: o que causa e como tratar?

Espinhas nas costas: o que causa e como tratar?

Se você sofre com espinhas nas costas, saiba que existe tratamento. Entenda as causas dessa condição e como prevenir o seu aparecimento

Acne não acontece apenas no rosto. Há muitos casos de espinhas nas costas e quem sofre com elas, relata dificuldades em cuidar corretamente dessas pequenas lesões, além de claro ser um grande incômodo. As costas também têm alta concentração de glândulas sebáceas, fazendo com que as espinhas surjam nesta região.

Para que você fique por dentro de quais tratamentos realizar para combater essas pequenas lesões, separamos algumas dicas de como cuidar e tratar as espinhas nas costas, para que você possa se livrar delas e de suas marcas.


O que causa as espinhas nas costas?

Ao contrário do que muitos pensam, as espinhas nas costas são muito comuns, principalmente entre os homens. Elas surgem devido a alta concentração de glândulas sebáceas nas costas, que corroboram para o entupimento dos poros e consequentemente, as acnes aparecem. O entupimento desses poros se deve a falta de ventilação na região, que acaba contribuindo para a obstrução dos poros.


Qual a diferença das espinhas no rosto e nas costas?

Não há diferenças entre as espinhas do rosto e das costas, já que as duas têm a mesma origem: grande concentração de glândulas sebáceas. A acne vulgar é a causa do surgimento das espinhas nas costas e que também pode acometer-se no rosto. Ela ocorre por conta da obstrução dos folículos pilosos, que são entupidos por células mortas e altas concentrações de óleo na pele.


Como tratar espinhas nas costas?

Para tratar as espinhas nas costas, é necessário que você se atente a alguns cuidados diários com a pele e também ter uma série de cuidados no dia a dia, para evitar que algumas ações comuns acabem prejudicando o processo de desobstrução dos poros da região das costas. No tratamento para as espinhas nas costas é sempre recomendado o uso de produtos tópicos, para tratar o local e secar as acnes que surgem nas costas.

Assim como na acne facial, evite espremer as espinhas nas costas, para que elas não se infeccionem e acabam se tornando um problema ainda maior, piorando a situação. Em alguns casos, pode ser recomendado também o uso de medicações orais, que é receitado quando a situação da acne nas costas é mais grave, como as espinhas internas.


Benefícios da esfoliação

A esfoliação pode ser sua grande aliada no tratamento das espinhas nas costas. O processo de esfoliação tem como objetivo remover células mortas da pele, promovendo a renovação celular e consequente ajudando na desobstrução dos poros. Ao fazer a esfoliação, leve em consideração a situação das inflamações nas suas costas, evitando fazê-la quando as espinhas estiverem muito inflamadas. Use sempre quando as lesões já estiverem secas, para evitar piorar a situação da sua pele.


Como prevenir o aparecimento das espinhas nas costas?

A prevenção é o melhor caminho para evitar ter as espinhas nas costas e sofrer com as lesões na pele.No dia a dia alguns cuidados podem ser tomados para evitar que seus poros fiquem obstruídos. Durante o banho é comum que deixemos escorrer resíduos da lavagem dos cabelos, contribuindo para que os poros fiquem obstruídos, portanto, evite que os produtos usados nas lavagens dos fios acabem correndo pelas costas.

Outro ponto importante é evitar usar produtos que sejam muitos espessos, como produtos muito oleosos. Dê preferência por cremes hidratantes e óleos corporais que penetrem bem e tenham boa absorção pela epiderme, para que não se acumulem nos poros. É muito importante lembrar que banhos quentes contribuem para a dilatação dos poros, por isso prefira banhos mornos ou frios.

Por último, ter uma alimentação equilibrada também garante que as espinhas nas costas surjam com menos frequência e não seja um incômodo na sua pele, uma vez que alguns alimentos são responsáveis por estimular ações inflamatórias pelo corpo.


Como deixar a pele das costas lisa?

O sonho de ter uma pele lisinha e sem aspereza não está tão distante assim. Mesmo com as espinhas nas costas você pode obter a sua pele lisa e macia. O primeiro passo é a hidratação, ela é fundamental para que sua pele fique hidratada e nutrida e evita a perda de água da região. Opte por produtos que sejam indicados para seu tipo de pele e que tenham a textura leve, pois desta forma você consegue espalhar pela pele com facilidade e garantir que seja bem absorvido pela pele.

A ingestão de água também é uma hidratação fundamental para que sua pele fique lisinha, Junto com a alimentação equilibrada, você pode obter uma pele radiante por conta da ação da ingestão de alimentos ricos em nutrientes e que estimulam a síntese do colágeno.


Como é feita a limpeza de pele nas costas?

A limpeza de pele nas costas é realizada para tirar comedões, pústulas, células mortas e acnes nas costas. O procedimento feito é bem semelhante a limpeza de pele facial, que tem as etapas de higienização, esfoliação, molificação, uso de ativos e o famoso vapor de ozônio, seguido pela extração e uso de dermocosméticos para tratar a pele. Deve ser feita por um especialista esteticista, pois você terá o resultado surpreendente além da profissional realizar a retirada correta dos resíduos da pele.