O que é pH da pele? Dermatologista explica a importância de manter o pH da pele equilibrado
Entenda a importância de manter o pH da pele equilibrado e saiba como fazer isso
Diversos são os aspectos que definem o funcionamento e a saúde da nossa pele, entre nutrientes, vitaminas e glândulas, o pH da pele também é um assunto que merece atenção. Por esse motivo, a Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) trouxe algumas informações sobre o pH da pele para explicar a importância de saber sobre esse conceito.
O que é pH da pele e qual sua importância?
A dermatologista Marcele Trindade explica com mais detalhes sobre o que é o pH da pele e qual a importância para a saúde do corpo. “O pH é uma escala que varia entre ácido, neutro e alcalino. O pH da pele vai mostrar em que parte da escala nossa pele está, geralmente a pele do nosso corpo se localiza entre e os valores de 4.7 a 5.75, que é um pH levemente ácido. E isso aí vai manter o filtro hidrolipídico da pele que protege as camadas externas contra patógenos. Mas o pH da pele varia de acordo com a região do corpo e flutua também de acordo com os diferentes estágios de vida”, explica.
“O pH da pele é importante porque ele estando levemente ácido, ele faz essa barreira protetora da pele e neutraliza a pele contra agressores que geralmente são alcalinos. Dessa forma ele inibe o crescimento de bactérias e outros patógenos, além de manter a flora natural da pele”, conclui.
Como manter o pH da pele equilibrado?
Manter o ph da pele equilibrado é importante para garantir essa camada de proteção contra os patógenos externos, que podem causar o envelhecimento precoce, manchas e o entupimento dos poros. Por isso, a dermatologista detalha como fazer para manter o pH da pele equilibrado.
“Para mantermos o pH da nossa pele equilibrado é preciso utilizar produtos que são apropriados pro nosso tipo de pele, ter uma rotina de vida saudável e manter uma rotina de skincare fazendo a limpeza, a hidratação, tonificação e proteção da pele com os produtos corretos”, destaca.
Como saber o pH dos cosméticos?
Além de tudo, a dermatologista ainda explica como saber identificar o pH dos cosméticos para escolher as melhores opções para o seu tipo de pele. “Geralmente o pH dos cosméticos já vem exposto no rótulo.Uma pele mais oleosa tem um pH mais alcalino, então ela precisa de um produto um pH um pouco mais ácido para que a pele fique neutra”, alerta.
“Para manter o equilíbrio da pele temos que usar um pH complementar ao nosso. Quem tem um pH muito alcalino, deve usar um produto com pH mais ácido. Os produtos que vêm escritos para a pele oleosa, tem um pH mais ácido já sabidamente”, explica.
Como o sabonete pode equilibrar o pH do rosto?
Um importante aliado para equilibrar o pH do rosto é o sabonete facial, com o uso diário é possível garantir que a pele esteja sempre equilibrada. “Para equilibrar o pH da pele com a limpeza, a gente deve usar produtos específicos para o tipo de pele. Se sua pele for seca tem que usar um produto é que seja pra pele seca então que vai ter um pH um pouco mais alcalino e se sua pele for oleosa vai ter que usar um produto para a pele que tem um pH um pouco mais ácido para poder manter esse PH equilibrado. Na pele normal o produto deve ter um pH neutro a levemente ácido que é o pH normal da pele”, detalha.
Conheça a linha Uniform&Matte
A linha Garnier Uniform&Matte traz produtos para sua rotina, limpeza, hidratação e proteção solar. Toda linha é enriquecida com vitamina C, ativo antioxidante que ajuda no combate aos radicais livres. Dessa forma é possível criar uma barreira de proteção para pele além de proporcionar todos os cuidados necessários para sua pele.