Rugas: o que são e como surgem? Rugas: o que são e como surgem?

Rugas: dermatologista explica o que são e como surgem

Convidamos uma médica dermatologista para tirar algumas dúvidas a respeito do surgimento de rugas e de como fazer o tratamento para prevenir o envelhecimento da pele.

No processo de amadurecimento da pele, podemos notar que com o passar do tempo começam a surgir algumas linhas finas, rugas e linhas de expressão, primeiro algumas ficam em maior evidência ao dero dos olhos, depois começam a surgir outra tanta linha fina rugas mais aprofundadas no restante do rosto. O envelhecimento da pele, é extremamente normal, por conta da diminuição do colágeno com o passar dos anos, mas para algumas pessoas, rugas é sinal de preocupação.

A Garnier convidou a médica dermatologista, Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para tirar algumas dúvidas sobre o que são e como surgem as rugas, para que você possa entender como prevenir o envelhecimento precoce da pele e tratá-las da maneira correta.


O que são rugas?

As rugas são sinais do envelhecimento natural da pele, dada a exposição climática e comportamentos cotidianos que causam o aparecimento de rugas na pele, como a exposição solar excessiva, noites mal dormidas e consumo de entorpecentes, como o tabaco e o álcool.

Segundo a dermatologista Dra. Marcele Trindade, as rugas são marcas da pele causadas pelo tempo e pela perda de colágeno. “As rugas são linhas marcadas da pele e aprofundadas, que são na verdade causadas com o passar do tempo devido a perda de substâncias na pele, como colágeno, elastina, água, hidratação e ácido hialurônico. Isso faz com que a pele perca a elasticidade e assim, durante o movimento muscular que a gente faz, marquem as rugas.


Como as rugas são formadas?

Há diversos fatores que influenciam no aparecimento de rugas e linhas de expressão na face. Comumente podemos notar o surgimento na faixa do 25 - 30 anos, onde a pele começa a perder a produção de colágeno e como consequência, pode-se notar algumas linhas finas bem tímidas. No corpo que ovula, a perda de colágeno costuma ser maior com a chegada da menopausa, onde grande parte da produção dessa proteína essencial para a manutenção da hidratação e elasticidade da pele, costuma cair rapidamente.

Há também a influência da falta de cuidado com a pele, que pode acelerar esse processo de envelhecimento precoce da pele e fazer com que surjam rugas com maior facilidade, como bem explica a Dra. Marcele: “As rugas surgem na pele por conta da falta de cuidado com o rosto e também pode ter um fator influenciador que é a genética. Geralmente o seu surgimento está atrelado a má alimentação, longas horas expostas a o sol de proteção de fato solar, estresse e principalmente porque conta do processo de envelhecimento, que é super normal do ser humano”.

Quando as rugas resolvem aparecer no nosso rosto, podemos notar que elas são diferentes umas das outras, nesse caso podemos notar a presença dos tipos de rugas dinâmicas, estáticas e gravitacionais. As rugas dinâmicas ficam mais visíveis quando fazemos algum movimento no rosto, onde as linhas de expressão ganham maior evidência. As rugas estáticas são do tipo mais tradicional de rugas, que é visível mesmo quando não realizamos nenhum movimento na face. E as rugas gravitacionais, são rugas que surgem por conta da ação da gravidade, ou seja, por conta da flacidez.


Como tratar as rugas?

Hoje em dia é possível ter diversas alternativas para o tratamento das rugas dos rosto, principalmente com foco nas rugas da testa e nas rugas dos olhos, onde costumam ser mais incômodos. Para tratar as rugas pode-se começar como ação preventiva, usando cremes hidratantes e estimuladores de colágeno, para a longo prazo retardar o surgimento de linhas finas e rugas significativas na face.

As rugas finas estáticas a gente pode começar a tratar as fininhas com cremes, hidratantes, anti-aging, peeling e também com preenchimento de ácido hialurônico. Quando elas ficam bem evidentes, como no bigode chinês, a gente pode fazer o preenchimento com fios de PDO. As rugas dinâmicas podem ser tratadas com a toxina botulínica, além disso, tem laser que pode ser usado como ultrassom, microfocado, como o laser de CO2, luz pulsada, tem várias tecnologias. Os cremes eles vão tratar rugas mais superficiais, que são bem fininhas, bem no início’, ressalta a Dra. Marcele Trindade.


Tem como evitar o aparecimento de rugas?

O aparecimento de rugas não é algo que possamos evitar que ocorra, já que ela é resultado da ação do tempo na nossa pele, considerada normal, principalmente na chegada à terceira idade. Mas podemos evitar que os danos no futuro sejam agressivos, retardando o aparecimento de rugas e linhas de expressão realizando a rotina de skincare diariamente, e principalmente usando o protetor solar todos os dias, para que os raios solares não danifiquem a pele.

Tem como retardar o aparecimento das rugas, que é com uma boa rotina de skincare, alimentação, atividade física, cuidados com a pele, rotina correta com dermatologista e fazendo tratamentos prévios, como por exemplo a toxina botulínica, que serve para poder prevenir o surgimento de rugas, chamado de prejuvention, que é o tratamento que se faz antes de você ter as rugas”, explica a médica dermatologista.


Importância da proteção solar

A proteção solar é muito importante para a saúde da pele, tanto para prevenir o envelhecimento precoce e retardar as ações do tempo na pele, quanto para prevenir a pele dos danos que os raios UVA e UVB causam na nossa pele, podendo piorar casos alérgicos crônicos, surgimento de manchas ou facilitar o aparecimento de um câncer de pele.

O Hidratante Protetor possui FPS 50 e é o recomendado para usar no dia a dia, em ambientes de exposição solar ou luz artificial para proteger a pele dos danos que as luzes causam no rosto. Além disso o protetor solar de Garnier, conta com Vitamina C em sua composição, que ajuda a combater os radicais livres e promove a hidratação na sua pele, sem deixar o rosto oleoso, proporcionando também uma proteção solar mais efetiva.