Pele bronzeada: como cuidar e manter o bronze por mais tempo?
Separamos algumas dicas para que você conquiste a pele bronzeada de forma segura e mantenha por mais tempo
Muitas pessoas anseiam pela temporada de calor para ficar na beira da piscina ou na areia da praia, para tomar sol e acabar bronzeando a pele. Apesar de ser uma atitude comum, ficar muito tempo exposta ao sol sem o devido cuidado pode acabar sendo prejudicial para a sua pele e sua saúde, sendo importante levar em consideração algumas cautelas e ter a cor dourada na pele de forma segura.
A Garnier separou algumas dicas para você obter a pele bronzeada de forma segura, e ainda poder fazer com que ela dure por mais tempo.
Como ter um bronze saudável?
Passar o dia no mar ou na piscina, é revitalizante e relaxante, mas ao ficar tanto tempo exposta a luz solar requer alguns cuidados, para que a sua pele bronzeada possa ter um efeito incrível e satisfatório. O primeiro passo para ter um bronze saudável é optar por um bom protetor solar. Sim,o uso de protetor solar não pode ser descartado, pois a ação dos raios solares são muito nocivos à pele, sendo necessário protegê-la.
Ao contrário do que muito pensam, o protetor solar não inibe o bronzeamento da pele, já que mesmo usando o filtro solar, os melanócitos —célula responsável pela produção de melanina— continuam estimulando a formação da melanina em menor quantidade, de modo que não prejudique a pele.
Durante o período de exposição solar, é importante manter a hidratação da pele, por isso ingira bastante água e mantenha a sua hidratação durante todo o tempo em que ficar exposta ao sol. Outra dica importante, é a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, já que essa substância é responsável pelo estímulo da melanina, que por sua vez é a responsável pela pigmentação da cor da pele.
Qual a diferença da pele bronzeada e da pele queimada?
Na hora de pegar aquela bronzeado é importante ter alguém em mente: a queimadura não é bronzeada.Muitas pessoas têm a falsa impressão de que quando a pele está ficando avermelhada, o bronzeamento está ocorrendo, quando na verdade ela está começando a queimar. Se a exposição solar for prolongada e sem o uso de protetor solar, a pele corre o risco de ter queimaduras de 1º e 2º graus.
Quando exposta aos raios solares sem a devida proteção solar, o organismo começa a produzir melanina numa tentativa de proteger a pele dos efeitos nocivos que os raios solares causam na pele. O resultado é o escurecimento da pele, que a longo prazo pode acabar desenvolvendo o câncer de pele. Além disso, a pele começa a ficar sensibilizada e começa a apresentar vermelhidão e lesões na pele, numa tentativa de dilatar os vasos sanguíneos. Por isso a pele bronzeada tem o tom dourado, diferenciando-se da vermelhidão que na realidade é uma reação negativa aos raios solares.
Como combinar o protetor solar com o bronzeador?
O ideal é optar por um bronzeador que tenha FPS em sua composição, pois sua formulação terá sido desenvolvida em conjunto com o óleo bronzeador. Não é recomendado usar óleo protetor e em seguida passar o protetor solar por cima, pois as duas fórmulas não foram combinadas para serem usadas em conjunto, o que pode ocasionar na inibição da ação correta da proteção solar da pele.
Ao escolher um bronzeador para potencializar o seu bronze, escolha um que tenha no mínimo FPS 30 em sua formulação. Essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para que sua pele fique segura durante a exposição solar, baixo disso pode haver consequências mais graves para sua pele.
Cuidado com o bronze no rosto
O rosto comumente é a região que mais fica exposta e por isso deve-se ter alguns cuidados ao tomar sol, para que seja de forma segura e não prejudicial. O recomendado é tomar sol em horários em que a radiação solar está em menor concentração, sempre antes das 10 horas e após às 16 horas. Além disso, durante a exposição mais prolongada, sempre reaplique o protetor solar facial a cada duas horas e use viseira, boné ou chapéu para evitar a exposição direta ao sol. A pele do rosto é mais fina e como consequência pode acabar desenvolvendo manchas por conta da exposição prolongada ao sol.
O Protetor Facial Hidratante contém Pantenol e Vitamina C, que juntas atuam na hidratação da pele e inibem a formação de radicais livres. Sua fórmula é composta por FPS 50, ideal para usar nos dias de exposição solar, evitando manchas na pele e atuando na uniformização da mesma.
Como manter a pele bronzeada por mais tempo?
Depois de passar horas no sol, é importante ter alguns cuidados pós-bronzeamento.A hidratação será sua grande aliada para manter a pele bronzeada por mais tempo e ainda recuperar a hidratação da pele. Aposte em hidratantes mais espessos, por eles irão garantir que a camada protetora da pele fique reforçada, evitando a perda da hidratação natural e mantendo a pele hidratada por mais tempo.