Radicais livres: dermatologista explica o que são e como atuam Radicais livres: dermatologista explica o que são e como atuam

Radicais livres: dermatologista explica o que são e como atuam

Dermatologista explica como as moléculas de radicais livres agem no organismo e como ela influencia no envelhecimento precoce do corpo

Os radicais livres são produzidos de forma natural pelo organismo, mas quando excesso eles podem causar alguns danos para o organismo. O aumento de radicais livres podem ser intensificados por agentes externos, como o excesso da exposição solar e poluição, além de maus hábitos alimentares e de estilo de vida. A pele pode sofrer com o aparecimento de manchas e envelhecimento precoce.

Convidamos a médica dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) para elucidar com mais detalhes o que são radicais livres e como eles agem no organismo.


O que são radicais livres?

“Os radicais livres são moléculas geradas através de reações celulares, como estresse oxidativo. Esses radicais livres, quando liberados, podem causar danos ao DNA celular. Esses danos ao DNA celular podem predispor ao envelhecimento celular”, explica a médica dermatologista.

O organismo trabalha o tempo todo produzindo enzimas protetoras que são responsáveis pela regulação desses radicais. Quando há uma produção excessiva, ocorre um desequilíbrio e as enzimas corporais não dão conta de manter a regulação dos radicais livres.

Chamado de estresse oxidativo, os radicais livres acabam tendo um aumento devido a fatores estimulantes, é o que explica a Dra. Marcele: “Fatores que contribuem com a produção dos radicais livres são poluição, tabagismo, álcool, dietas ricas em gorduras e agrotóxicos e também excesso de radiação solar”.

Eles podem ser separados por dois tipos de radicais livres: os endógenos e os exógenos. Os radicais livres endógenos são produzidos de forma natural pelo organismo, através de respostas metabólicas. Já os radicais livres exógenos são estimulados através de ações externas, como má alimentação, tabagismo e exposição solar excessiva.


Como os radicais livres agem na pele?

Na pele, os radicais livres acabam contribuindo para o envelhecimento cutâneo, uma vez que o estresse oxidativo altera a renovação celular. Quando o aumento dessas moléculas acontecem em excesso, ocorrem danos no DNA, provocando reações inflamatórias na barreira cutânea, ocasionando no envelhecimento precoce, o grande responsável por deixar a pele sem viço, flácida e com marcas.


Quais os sintomas de radicais livres?

Apesar de serem manifestações metabólicas, os radicais livres quando concentrados em excesso no organismo, podem desencadear alguns sintomas por conta do desequilíbrio do radical livre. Os sintomas mais comuns são: estresse, cansaço, diabetes, pressão alta e doenças inflamatórias.


O que são antioxidantes?

Os antioxidantes são matérias responsáveis por proteger as células do corpo do estresse oxidativo causado pelos radicais livres. O antioxidante doa seus elétrons para os radicais livres, desta forma eles se equilibram e não causam danos ao organismo, impedindo o estresse oxidativo.

O organismo é capaz de produzir antioxidantes de forma natural, mas não é o suficiente para suprir a demanda que o corpo precisa. Eles podem ser encontrados em alimentos que contém Vitamina C, Vitamina E, Flavonoides e Betacaroteno e devem ser incluídos na dieta diária.


Antioxidantes x Radicais livres

Para que os radicais livres possam ficar controlados, os antioxidantes são super importantes para manter o equilíbrio dessas moléculas e impedir os danos que os radicais livres podem desencadear quando concentrados em excesso. “Antioxidantes são substâncias que são estabilizadoras e neutralizadoras dos radicais livres”, explica a Dra. Marcele Trindade.

“Elas podem ser encontradas em alguns alimentos e até vitaminas, como a vitamina C, vitamina A, E zinco, eles neutralizam os radicais livres. Outros tipos de coisas que neutralizam os radicais livres são a prática de exercício físico e a adoção de bons hábitos de vida”, completa.

Por esse motivo os antioxidantes também contribuem para a redução de danos causados pelo envelhecimento precoce, que é estimulado pelo estresse oxidativo. Nesse caso, o uso de produtos de cuidados com a pele que contenham antioxidante em sua composição, como a famosa Vitamina C, que é um ativo antioxidante excelente para fazer parte da rotina de skincare.


Como eliminar os radicais livres do corpo?

Para eliminar os radicais livres, você pode tomar alguns cuidados com a alimentação e com fatores externos cotidianos que contribuem para o estresse oxidativo. “Para impedir a ação dos radicais livres é preciso evitar se expor a situações exógenas que vão intensificar a ação dos radicais, como poluição, tabagismo e o uso excessivo de álcool. Além disso, é preciso utilizar substâncias que neutralizam a ação dos radicais”, ressalta a dermatologista.

Evitar a exposição solar prolongada, também contribui para que não haja alta concentração de radicais livres, uma vez que os raios solares estimulam o aumento das moléculas no organismo. Nesse caso, não abra mão de usar protetor solar diariamente, para evitar que os raios solares provoquem o aumento dessa moléculas, como também outros danos que os raios UVA e UVB causam a longo prazo na pele.


Qual a vitamina que combate os radicais livres?

Algumas vitaminas ajudam a combater o estresse oxidativo e o aumento de radicais livres. As vitaminas E e C ajudam a equilibrar a concentração dessas moléculas no organismo e podem ser encontradas em frutas, como acerola, morango e limão e em outros alimentos como amêndoas, castanha de caju e sementes de girassol.

No dia a dia, você também pode optar por produtos de cuidados com a pele que tenham a Vitamina C em sua composição, já que é um famoso ativo, muito utilizado para ajudar a inibir a hiperpigmentação da pele e atua na síntese do colágeno. Como propriedade antioxidante, ela também evita a formação de radicais livres que podem se formar através da radiação solar.


Conheça a linha Uniform&Matte da Garnier

A Garnier possui a linha Uniform & Matte que contém a Vitamina C como seu principal ativo nos principais produtos de skincare, contribuindo assim não só para a inibir a formação de radicais livres, mas para também atuar como uniformizador de manchas e promover a renovação celular.

A linha conta com o Gel Facial, Sabonete Facial, Água Micelar, Sérum Anti Marcas e Protetor Hidratante, todos com Vitamina C combinada com outros ativos, que ajudam a manter a pele viçosa e vitalizada.