Sérum facial e óleo facial: quais as diferenças?
Entenda as principais diferenças e benefícios do uso do sérum facial e óleo facial.
Conforme surgem novos produtos para os cuidados da nossa pele, é normal possuirmos dúvidas sobre para o que eles servem e em que momento e como aplicá-los na rotina.
O óleo facial é um desses produtos que vem ganhando força e traz muitos benefícios para nossa pele, no entanto, ele pode lembrar o sérum facial que já é queridinho no nosso skincare. Pensando nisso, Garnier explica tudo o que você precisa saber sobre as diferenças entre sérum facial e óleo facial.
Quais as diferenças entre o sérum facial e o óleo facial?
Embora possam ser parecidos, o sérum facial e o óleo facial possuem algumas diferenças. O sérum é um produto de textura leve e fluída que é rico em ativos dermatológicos e possui altas concentrações de ingredientes específicos para tratar algum ponto particular da pele. Uma de suas principais características é a absorção rápida, e devido à sua composição, os nutrientes fornecidos penetram em camadas profundas da pele, obtendo ótimos resultados.
Já o óleo facial tem textura espessa e devido à sua densidade, sua absorção acontece de forma lenta. Por muito tempo acreditou-se que os óleos não seriam bons para tratar a pele do rosto, mas isso já foi provado ao contrário e, hoje em dia, sabemos que quando usado de maneira certa, o óleo facial entrega muitos benefícios para uma rotina de cuidados com a pele, incluindo as peles oleosas. O óleo facial irá fazer a manutenção da barreira cutânea, onde se concentra o sebo natural. Dessa forma, o óleo facial tem o poder de selar os nutrientes e a umidade, o que evidenciará um rosto mais hidratado.
Quando usar o sérum facial e o óleo facial?
Para incluir o sérum e o óleo facial na rotina, precisamos colocá-los entre o passo a passo do skincare. Primeiramente, faça a limpeza da pele, demaquile o rosto para retirar toda a maquiagem, e em seguida lave a face com gel de limpeza ou sabonete. Com o rosto limpo, sua pele estará pronta para receber o sérum facial. Depois, faça a hidratação com o hidratante, e finalize aplicando o óleo facial. Essa é uma ótima rotina noturna, e é um bom momento para aproveitar o skincare como forma de autocuidado e fazer massagens na pele do rosto para relaxar.
Tanto o sérum quanto o óleo devem ser aplicados em poucas gotas. Quatro gotas para espalhar o sérum pela face e colo, e duas gotas de óleo para espalhá-lo pela mesma região. Sobre a frequência de utilização desses itens, o sérum pode ser aplicado até duas vezes por dia, conforme a indicação do uso. No entanto, o óleo exige um pouco mais de atenção conforme o seu tipo de pele, lembre-se sempre de escolher aquele que for mais apropriado ao seu tipo. Se você tem pele oleosa, talvez seja interessante usá-lo apenas durante à noite. Mas se sua pele for seca, você pode incluí-lo até duas vezes ao dia, sempre respeitando a quantidade de produto que deve ser aplicada na face.
Como escolher o melhor sérum facial e óleo facial para minha pele?
Na hora de selecionar seus produtos, seja o sérum facial ou o óleo facial, o mais importante é preferir aqueles que são adequados ao seu tipo de pele. É essencial respeitar as demandas do nosso corpo, porque senão nossa pele pode não reagir bem a determinadas fórmulas e causar mais acne, secura e até efeito rebote.
Um produto que atende a muitas demandas é o Sérum Facial Antimarcas com Vitamina C, de Garnier, já que é indicado para todos os tipos de pele. Com textura de fácil aplicação, ele possui Niacinamida, que hidrata a pele, e Ácido Salicílico, reduz a acne e traz efeito matte anti oleosidade. A redução de marcas e uniformização é garantida devido aos resultados antioxidantes da Vitamina C.