Mulher com pele acneica com rosto cheio de lesões inflamadas Mulher com pele acneica com rosto cheio de lesões inflamadas

Acne: dermatologista explica o que é, tratamento e tipos

Entenda como surge as lesões de acne, quais as causas e quais recomendações de tratamento para essa condição que atinge a pele. Leia mais em Garnier!

O terror de quem tem pele oleosa, a acne é um processo inflamatório no qual a pele não consegue eliminar o sebo de forma normal, elevando formação de glândulas sebácea e aumentando o número de produção oleosidade na pele, na tentativa de manter os poros lubrificados e equilibrar a hidratação da epiderme. A acne pode gerar diversos transtornos de acordo com sua gravidade, uma vez que interfere na aparência e auto estima.

Para te explicar tudo sobre a acne, convidamos a médica dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999- RJ), que é membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, para te orientar sobre como tratar a acne e quais os tipos mais comuns.


O que é acne?

“Acne é uma doença da glândula sebácea e do folículo piloso causado principalmente pela obstrução do folículo piloso, impossibilitando a saída de sebo produzido pela glândula sebácea. Assim, a secreção sebácea vai se acumulando e as bactérias vão se proliferando ao redor, dando origem a acne”, explica a médica dermatologista.

A acne se forma através do surgimento de cravos e espinhas, que são responsáveis pelo início do processo inflamatório, dando forma as lesões de acne. Essas lesões surgem comumente no rosto, nas costas e no colo.

O que é acne?
O que causa acne?

O que causa acne?

A acne pode surgir por diversos fatores, a princípio ela surge por conta das obstrução dos poros, que não conseguem eliminar as impurezas liberadas pelas glândulas sebáceas e acabam atraindo bactérias, ocasionando na inflamação dos folículos pilosos. Outras causas podem contribuir para o surgimento da acne, como alteração hormonal, uso de produtos de cuidados com a pele não indicados para seu tipo de pele e uso excessivo de medicamentos, como corticoides. Deve ser tratado com ajuda de um dermatologista para poder investigar as causas do surgimento da acne e indicar o tratamento correto, de acordo com sua necessidade.


Quais os sintomas da acne?


Como é comum surgir durante o período de puberdade, alguns sintomas podem ser identificados antes do aparecimento das lesões de acne no rosto e em parte do corpo. O hormônios produzidos por órgãos reprodutores femininos e masculinos (ovários e testículos), são os responsáveis pelo surgimento da acne no período de puberdade, uma vez que nessa fase eles são responsáveis por ativar o funcionamento das glândulas sebáceas que são mais presentes no rosto, colo e costas. Por isso, ao nascer um pequeno cravo ou espinha, é necessário ter muito cuidado, evitando espreme-las para não ocasionar uma acne inflamada.

Na fase adulta, a acne surge por descontrole hormonal ou predisposição genética e geralmente, as lesões de acne são mais graves, interferindo na qualidade de vida e também na estética. Nesse caso, acaba necessitando de tratamentos com uso de antibióticos e retinoides.


Onde a acne pode aparecer no corpo?


As lesões de acne podem se manifestar em outras partes do corpo além do rosto. As costas, o colo e o pescoço são áreas que também são acometidas pelas lesões de acne, por conta da alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Como são áreas que geralmente estão cobertas por tecido ou que obtêm maior dificuldade de respirar, os poros têm maior propensão de ficarem obstruídos, se tornando um terreno fetril para que a bactéria da acne se prolifere na região.


Graus das lesões da acne


Como a acne pode ocasionar diversos graus de lesões, desde o mais leve até o mais grave, ela pode ser identificada por alguns tipos de lesões, com diferentes graus. Para você poder entender melhor qual a gravidade de cada lesão ocasionada pela acne, a médica dermatologista Dra. Marcele Trindade explica como são e quais suas características.

Acne grau 1: comedogênica

Esse tipo de acne costuma ser mais leve e pode ser tratado apenas com uma boa rotina de skincare, é o que explica a médica dermatologista, Dra. Marcele Trindade: “A acne pode ser classificada em acne grau um ou acne comedogênica, quando não é inflamatória. Esses são aqueles cravinhos que geralmente começam na puberdade, quando o paciente tem mais ou menos uns treze ou catorze anos. Esse tipo de acne comete nariz, o queixo e a bochecha”.

Acne grau 1: comedogênica
Acne grau 2: papulosa

Acne grau 2: papulosa

Esse tipo de acne costuma ser levemente inflamada e com pigmentação mais avermelhada. “Acne em grau dois já é aquela acne papulosa, que é a acne que a gente já vê secreção. Esse tipo de acne também já recebe o nome de espinha. A acne de grau dois tende a ser mais arredondada, avermelhada e pode ser dolorosa, já que se trata de um tipo de acne que tem a característica de uma inflamação”, explica a Dra. Marcele.


Acne grau 3: nodular

Conhecida por ter pus em sua parte interna, a acne nodular costuma surgir no rosto, inflamada e causando dores na região. “A Acne grau três pode ser conhecida como acne nodular ou nódulo cística. Essas acnes são maiores e muitas vezes elas não tem nem a questão purulenta em si, mas parecem grandes nódulos na face. Por se tratar de grandes nódulos essas acnes podem até se tornar cicatrizes”, completa a dermatologista.


Acne grau 3: nodular
Acne grau 4: conglobata

Acne grau 4: conglobata

“A acne de grau quatro é aquela acne chamada de acne conglobata. Esse tipo de acne forma grandes abscessos e fístulas na pele, que acabam deformando a pele do rosto. Esse tipo de acne é considerada mais grave, onde já tem indicação do uso de medicações mais fortes e medicações via oral. A partir da acne grau três já existe indicação de uso de medicações por via oral, como antibióticos e medicações derivadas da vitamina A, como a isotretinoína”, esclarece a Dra. Marcele Trindade. Esse tipo de acne também é responsável por deixar cicatrizes mais profundas na pele.

Acne fulminante

“A acne fulminante, que é uma forma rara mas é uma forma de acne. Ela é caracterizada por ser aquela acne com nódulo e com secreção. Além disso, o paciente também tem outros sintomas, como dor nas articulações e mal-estar. Esse tipo de acne é mais comum em homens e pode aparecer não só na face, como nas costas, na região peitoral também. Nesse caso, geralmente é indicado tratamento com remédios orais”, comenta a Dra. Marcele.

Acne fulminante

Quais são os tipos de acne?

As lesões de acne possuem alguns tipos de surgimento, que podem ocorrer ao longo da vida e exigem cuidados diferenciados com a pele. Abaixo confira os tipos de acne mais comuns:

Rosto com lesões de acne

Acne hormonal

A acne hormonal surge em decorrência da alteração dos hormônios sexuais, que podem ser desencadeados por conta de doenças no sistema reprodutor de pessoas com útero, uso de anticoncepcionais, medicações ou fases em que os hormônios tenham alteração, como na gravidez. Nesse tipo de acne é fundamental um acompanhamento médico para que seja avaliado qual o melhor método de tratamento para as lesões na pele.

Acne fúngica

Como o nome sugere, a acne fúngica surge através de um fungo, o Malassezia, que é um fungo existente na pele. Sua manifestação ocorre por conta do sebo que fica acumulado nos poros, assim como as células mortas, que acabam desencadeando a manifestação desse fungo e por fim, fazendo com que as lesões de acne surgem na pele.

Mulher com lesões de acne no rosto
Rosto de bebê recém nascido com lesões de acne neonatal

Acne neonatal

A acne neonatal acomete bebês recém nascidos em seu primeiro mês de vida e pode se estender até os seis meses de idade. Diferentemente de jovens e adultos, a acne neonatal ocorre de forma natural, devido a troca de hormônios entre a mãe e o bebe durante a gestão, fazendo com que a pele fique com pequenas lesões de acne. Esse tipo de acne pode surgir em diferentes partes do corpo e não causa nenhum incômodo aos recém nascidos, tendo melhora de forma espontânea conforme seu desenvolvimento.

Acne solar

O sol pode acabar ocasionando o surgimento de acne na pele, por conta da alta exposição a luz solar que acaba deixando a pele mais sensível e aumenta a produção de oleosidade no folículo piloso. As lesões podem surgir em diferentes áreas do corpo, como rosto, pescoço, costas e colo.

Rosto com lesões de acne solar

Como tratar a acne?


O tratamento para acne varia muito de acordo com o grau da lesão na pele. “Acne grau um e grau dois podem ser tratadas de forma tópica, fazendo a sua rotina de skincare correta e utilizando ácidos para poder controlar a oleosidade da pele. A partir da acnes grau dois que não melhoram, são recomendados ácidos tópicos, cremes ou pomada, sendo indicado o uso de antibiótico oral”, explica a dermatologista membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro.


Quais ativos são recomendados para tratar a acne?


Alguns ativos ajudam muito no combate a cravos e espinhas e ajudam a reduzir a acne do rosto, bem como as manchas deixadas pelas lesões também. Ativos como vitamina C, niacinamida, ácido salicílico, ácido glicólico e ácido hialurônico são super bem-vindos na rotina de skincare, ajudando a diminuir a indesejadas lesões de acne na pele

  • Ácido Salicílico: é um dos ativos mais queridinhos no tratamento de cravos e espinhas. Esse ativo tem ação cicatrizante, uma vez que promove a renovação celular na pele, evitando que ocorra a obstrução dos poros. Além disso, ajuda também no controle da oleosidade.
  • Ácido Hialurônico: responsável pela retenção de água e a manter a pele hidratada, esse ativo é produzido naturalmente pelo organismo, mas com o passar do tempo pode acabar diminuindo a sua concentração na pele. Em peles acneicas, ele ajuda a manter a cútis hidratada, evitando a produção exacerbada de sebo pelas glândulas sebáceas.
  • Vitamina C: com propriedades antioxidantes, esse ativo atua na inibição da formação de radicais livres, evitando o estímulo da produção de melanina. Em pele com tendência a acne, acaba sendo indispensável no tratamento, já que evita a formação de manchas de acne.
  • Niacinamida: atua no controle da oleosidade e ainda contém propriedades antioxidantes, ajudando na desintoxicação das lesões causada pela acne.

Qual é o melhor sabonete para acne?


Um bom sabonete para acne deve conter propriedades anti oleosidade e ainda atuar na limpeza do poros, de modo que os deixem desobstruídos. Ao escolher um sabonete para pele com acne, fique atenta aos ativos presentes em sua formulação e se é recomendado para pele oleosa, desta forma você terá um tratamento eficaz.


O gel de limpeza é sempre uma boa opção para limpar a pele oleosa e evitar a formação de novas lesões, uma vez que ele possui a textura mais emoliente, penetrando melhor na epiderme e atuando na limpeza mais profunda, como nos folículos pilosos.


O Gel de Limpeza Antiacne atua no controle da oleosidade e limpa a pele de forma purificante, eliminando até 99% das bactérias. Com ativos de Vitamina C e Ácido Salicílico presentes em sua composição, ele contém eficácia clínica comprovada, deixando a pele uniforme e matificada.


O que é bom para acabar com a acne?


O combate a acne começa com os cuidados diários com a pele, com rotina de skincare especial para pele oleosa, contendo ativos que ajudam a eliminar a oleosidade e a diminuir a inflamação das lesões. Por ser uma condição hormonal ou genética, não há uma cura para a situação, mas sim, tratamentos com acompanhamento dermatológico que incluem o uso de cremes, pomadas e medicação oral.


Pode espremer a acne?


Não é recomendado. Ao espremer uma espinha ou cravo, você pode piorar a situação, já que micro organismos podem invadir a área afetada e causar inflamações mais graves, deixando a acne ainda mais inflamada. O melhor é tratar a lesão e usar pomada secativa, aliado do uso de produtos que ajudam a cicatrizar a pele.


O que fazer para não ter acne?


A princípio, manter uma rotina de cuidados com a pele ajuda muito na diminuição do surgimento de acne, uma vez que estará controlando a oleosidade, mantendo a pele hidratada e evitando que os poros fiquem obstruídos. A alimentação também contribui muito para que não ocorra o surgimento de espinha, uma vez que alimentos saturados e ricos em gorduras podem contribuir para o aparecimento de lesões.


Mantenha uma dieta equilibrada, fazendo a ingestão de alimentos que tenham nutrientes e vitaminas, além de aliar a ingestão de água, evitando que a pele fique desidratada.


Como tratar as manchas causadas pela acne?


As manchas de acne é uma queixa muito presente de quem sofre as lesões inflamadas, mexendo na auto estima e contribuindo para que a pele fique marcada. As manchas de acne podem ser tratadas e até mesmo evitadas, quando é usado ativos que ajudam na uniformização da pele e renovação celular.


Em seu kit de skincare, tenha sempre uma loção esfoliante para poder remover as células mortas da pele e estimular a renovação celular. O 3 em 1 Limpeza Facial Diária é um esfoliante leve, enriquecido com Ácido Salicílico e Vitamina C, contribuindo para a diminuição da oleosidade, na redução de manchas de acne e uniformização da pele.


Já no tratamento direto das manchas de acne, é recomendado o uso de produtos que tenham alta concentração de ativos que estimulam a uniformização da pele. O Sérum Booster Antiacne foi desenvolvido com 4% de concentração de Ácido Salicílico, Vitamina C, Niacinamida e AHA, tendo eficácia clínica comprovada, agindo no combate a acne e reduzindo as marcas de expressão da face. Por ter a textura em sérum, ele é melhor absorvido na pele, penetrando melhor na barreira protetora da pele.