Como lavar corretamente a pele oleosa? Saiba o passo a passo Como lavar corretamente a pele oleosa? Saiba o passo a passo

Como lavar corretamente a pele oleosa? Saiba o passo a passo

Confira o passo a passo de como limpar a pele oleosa corretamente para obter uma pele sequinha, livre de oleosidade e saudável!

Cuidar da pele oleosa exige algumas cautelas na rotina de skincare, para evitar que haja a formação de oleosidade excessiva no rosto e ficar com aquele aspecto incômodo de pele oleosa. Na hora de lavar o rosto, devemos adotar algumas medidas para evitar que haja a obstrução dos poros e promover uma limpeza adequada e eficiente, sem deixar a pele ressecada ou com promover a formação de sebo.

Para te ajudar, a Garnier separou um passo a passo para limpar a pele oleosa adequadamente e ter um efeito incrível, com pele sequinha e sem brilho excessivo.


Entendendo a pele oleosa

A pele oleosa é caracterizada pelo excesso de sebo presente na camada mais externa da pele, a epiderme. Essa oleosidade é formada através da glândulas sebáceas, que libera essa secreção como forma de lubrificação do folículo piloso, para que a pele tenha a sua hidratação natural. Em pessoas que têm a pele oleosa, as glândulas sebáceas acabam tendo um descontrole na produção do sebo, resultando na produção em excesso de oleosidade, deixando a pele brilhosa e consequente causando o entupimento de poros.


Importância da limpeza adequada para a pele oleosa

Como a pele oleosa sofre com o excesso de sebo, é muito importante mantê-la limpa, para evitar que os poros fiquem obstruídos e acabe resultando na formação de cravos e espinhas.Além da oleosidade, rediduos de maquiagem e poluição também podem obstruir o sporos, por isso é tão importante limpá-la diariamente para garantir que não ocorra inflamação nessa obstruções e acabar se agravando em lesões de acne.


Passo a passo para lavar o rosto corretamente na pele oleosa

Pode parecer que limpar a pele do rosto é uma tarefa simples, mas é importante ter alguns cuidados durante o processo de higienização da pele oleosa, para que você faça a limpeza facial de maneira correta, sem causar efeito rebote na pele e evitar o estímulo de mais oleosidade na face.


Passo 1: Lave as mãos

O primeiro passo é higienizar bem as mãos, antes de lavar o rosto. Desta forma você garante que não haverá resquícios de sujeira ou bactérias que podem acabar adentrando os poros e resultar em inflamações mais graves na pele. Outra dica muito valiosa, é evitar colocar a mão no rosto com frequência, sem que ela esteja limpa.


Passo 2: Remova a maquiagem (se aplicável)

Se você usa maquiagem diariamente é indispensável que use um produto demaquilante para remover os resíduos de maquiagem e evitar que ele obstruam os poros. Opte por usar uma Água Micelar Antioleosidade que contém função demaquilante e tonificante, além de limpar a pele profundamente sem agredir ou ressecar, desta forma os poros ficam desobstruídos e evita que seja formado mais oleosidade, já que as micelas agem de forma gentil na limpeza da pele.


Passo 3: Escolha um limpador facial adequado para pele oleosa

Quem tem pele oleosa deve usar uma linha de produtos específicos para sua condição, pois contém a fórmula especial para cuidar da sua pele oleosa, sem agredir, além de prevenir o excesso de oleosidade. Use um sabonete para pele oleosa, pois desta forma você garante que haverá a desobstrução dos poros, sem estimular a formação de sebo na pele.

Dê preferência para o sabonete de pele oleosa que tenha a fórmula em gel, pois esse tipo de textura não contém agentes hidratantes e ainda consegue penetrar melhor nos poros por ser menos denso e mais emoliente.

Passo 4: Aplique o limpador facial e massageie suavemente

Com as mãos limpas, aplique o Gel de Limpeza Antiacne nas mãos, espalhe na palma da mão e aplique no rosto, massageando por toda a face de forma delicada e suave.


Passo 5: Enxágue bem o rosto com água morna ou fria

Depois de aplicar o gel de limpeza facial, exangue o rosto, de preferência em água morna ou fria. Evite lavar o seu rosto em água quente, já que ela pode acabar ressecando a pele por conta da alta temperatura e causar um efeito rebote no seu rosto, estimulando a formação de oleosidade.


Passo 6: Seque o rosto com uma toalha macia, dando leves batidinhas

Na hora de secar o rosto, opte por usar uma toalha macia, secando o rosto e dando leve batidinhas. Em hipótese alguma esfregue a toalha no rosto, pois o atrito pode acabar estimulando a formação de oleosidade, uma vez que seu organismo entenderá que você removerá a oleosidade natural da pele e formará mais sebo, causando excesso de oleosidade.