Cravos: o que são, conheça os tipos e saiba como eliminar da pele Cravos: o que são, conheça os tipos e saiba como eliminar da pele

Cravos: o que são, conheça os tipos e saiba como eliminar da pele

Está com dúvida sobre o que é um cavo e como ele pode ser eliminado da sua pele? Confira todas as dicas do blog de Garnier.

Os cravos são muito comuns e quase todo mundo sofre com eles em algum momento da vida. Embora sejam mais comuns nas peles oleosas e mistas, esses indesejados pontinhos podem aparecer em todos os tipos de pele, inclusive as mais secas. Mas você sabe o que realmente são os cravos e as diferenças entre os tipos?

Para te ajudar a entender mais sobre os cravos que aparecem no rosto, a gente conta as diferenças entre os cravos brancos e pretos e como evitá-los. Afinal, é muito comum ter dúvidas sobre o que são e como eliminar os cravos. Vem conferir essas dicas e acabar com as dúvidas de uma vez por todas!


O que são e como surgem os cravos?

Os cravos, também conhecidos como comedões, são um tipo de acne provocada pelo excesso de óleo na pele. Por isso, eles são mais comuns na zona T do rosto - testa, nariz e queixo - onde a oleosidade é maior, e em regiões do corpo com alta produção de sebo, como costas e colo.

Eles surgem quando a quantidade de óleo na pele é alta e os poros ficam obstruídos. Quando acontece o entupimento dos poros, o sebo acumulado ali fica mais espesso e, assim, surgem os cravos, que podem acabar se transformando em espinhas que também são mais suscetíveis em pessoas que contam com pele oleosa.

Essa oleosidade em excesso pode ser causada por fatores como a falta de uma rotina de cuidados com a pele, genética ou problemas hormonais. Por isso, o indicado é consultar um dermatologista para investigar a causa da produção de sebo em excesso.

Para ter o melhor tratamento, é preciso escolher produtos com ação antioleosidade e ter atenção no passo da limpeza, que será o momento de remover esse excesso de oleosidade e impedir que os poros fiquem entupidos. Para isso, durante duas vezes ao dia, aposte na rotina de dupla limpeza com o uso do Sabonete Líquido Limpeza Facial e a Água Micelar Antioleosidade.


Quais as diferenças entre os tipos de cravos?

Muitas pessoas associam os cravos unicamente aos pontinhos pretos na pele, mas também existem os cravos brancos. A principal diferença entre eles é que os cravos brancos são fechados, enquanto os pretos são abertos. Ou seja, eles entram em contato com o ar e a pontinha é oxidada, o que faz com que ela fique preta.

Os cravos pretos dificilmente viram espinhas, mas nos comedões fechados pode acontecer a proliferação de bactérias, fazendo com que eles virem espinhas. Por isso, é importante saber como cuidar dos cravos.


Saiba como evitar o surgimento dos cravinhos

Para evitar que os cravos apareçam, é fundamental caprichar na limpeza da pele, evitando que os poros fiquem obstruídos. Por isso, sua nécessaire de cuidados com a pele deve ter um sabonete de limpeza antiolesiodade, que ajude a manter o rosto sequinho e fresco duas vezes ao dia.

Além da limpeza comum, é importante retirar muito bem a maquiagem no dia a dia. A água micelar é uma excelente escolha para tirar todos os resquícios de make e deixar a pele bem limpinha. A esfoliação é outra aliada do rosto livre de cravinhos, então pode apostar no cuidado semanalmente. Por fim, você pode apostar em uma máscara facial para fazer uma desintoxicação da pele. A máscara de carvão é perfeita para isso.


Como acabar de vez com os cravos? Como tratar o problema

Quando surgem os pontinhos no rosto, pode ser tentador espremer, né? Mas essa não é uma boa ideia! Espremer os cravos pode empurrar tanto o sebo como as bactérias mais para o fundo dos poros, provocando uma inflamação. Além disso, você pode provocar uma lesão e criar uma cicatriz no local, que pode resultar também em manchas na pele.

O recomendado, nesse caso, é fazer uma limpeza de pele profissional associada com a limpeza facial diária. Assim, é possível remover os cravos da forma certa, sem deixar nenhum tipo de dano. Os dermocosméticos com propriedades secativas também podem ser usados para acelerar o desaparecimento dos cravos. Consulte seu dermatologista para encontrar o produto mais adequado para você.


O que acontece se não tirar cravos?

Os cravos devem ser tratados da melhor forma para o seu tipo de pele e esse tratamento deve ser feito porque alguns cravos podem evoluir para acne. Para aqueles tipos de cravos que não viram acne, a permanência na pele pode esticar a pele ao redor do poro, o que faz com que o poro fique ainda mais suscetível ao entupimento pelo excesso de sebo.


É verdade que o cravo é um bicho?

Não! Essa história de que o cravo é um bicho no nosso nariz é um mito, como já explicado, os cravos são resultados do acúmulo de gordura nos poros do nosso corpo, que acontece principalmente no nariz, na zona T e nas áreas mais oleosas. Esse excesso de sebo faz com que os cravos sejam formados nessas partes do corpo. O que pode acontecer é o acúmulo de bactérias nessas áreas que encontram nessas condições os fatores favoráveis para se desenvolver.