Qual a diferença entre os cravos brancos e pretos e como evitá-los?
Se você tem a pele oleosa e com tendência à formação de acne, sabe bem o incômodo que são os cravos no rosto. Além dos escuros, que são bem visíveis, existem também os cravos brancos. Confira abaixo as principais diferenças entre os problemas e descubra o melhor tratamento para cada um!
Cravos pretos costumam ser causados pelo acúmulo de oleosidade
Mais conhecidos e óbvios, os cravos pretos são caracterizados pelo aparecimento dos temidos pontinhos escuros na pele. Normalmente, eles acontecem devido ao acúmulo de queratina, bactérias, células e sebo dentro de um poro aberto. A coloração escura, por sua vez, é o resultado da oxidação dessas substâncias em contato com o ar. Além disso, resíduos celulares e impurezas, como resquícios de maquiagem, também contribuem para o surgimento desse problema.
Cravos brancos podem ser confundidos com miliuns
Assim como os pretos, os cravos brancos também são formados pelo acúmulo de queratina e células da epiderme. No entanto, essas bolinhas pequenas e esbranquiçadas, que costumam aparecer nas regiões sebáceas, como rosto e tronco, são fechadas - não só por ficarem cobertas queratina, mas sim porque se formam dentro da pele. Por isso, os cravos brancos são mais difíceis de retirar do que os pretos.
- Leia também: qual é a diferença entre cravos e espinhas?
Como evitar os cravos pretos e brancos na pele?
Manter uma boa rotina de cuidados é a melhor forma de tratar e prevenir os cravos pretos e brancos. Nesse caso, a limpeza é a primeira etapa da rotina de skincare da pele oleosa e mista. Esse cuidado deve ser feito duas vezes ao dia: pela manhã - para remover os produtos que foram aplicados antes de dormir - e à noite - para eliminar o excesso de oleosidade e as impurezas. Para higienizar a região na medida certa, o ideal é usar um sabonete líquido com vitamina C, que contribui para uma pele suave, uniforme e matificada.
Depois do sabonete líquido, o próximo passo é apostar em uma água micelar para eliminar qualquer restinho de oleosidade ou sujeiras que ficam no rosto. O produto também é perfeito para remover a maquiagem antes de lavar a região. Para usar a água micelar, basta molhar um pedaço de algodão com o produto e passar no rosto até eliminar toda a sujeira.Além disso, também vale incluir na rotina de cuidados com a pele uma boa sheet mask, para controlar a oleosidade da pele e remover as células mortas. É bem fácil de usar: basta abrir o pacote, desdobrar a máscara, aplicar no rosto e deixar agir por 15 minutos. Depois de minutinhos relaxantes e milagrosos, finalize o seu ritual com chave de ouro passando um um bom hidratante com efeito matte, vitamina C e FPS.