Qual a importância de utilizar proteção solar durante um tratamento para manchas na pele Qual a importância de utilizar proteção solar durante um tratamento para manchas na pele

Qual a importância de utilizar proteção solar durante um tratamento para manchas na pele?

A pele do rosto é diferente da pele corpo e também mais suscetível ao surgimento de manchas como marcas de acne, hiperpigmentação ou até mesmo melasma. O uso do protetor solar é um grande aliado no tratamento das manchas escuras na pele e também para prevenir o surgimento de novas manchas. Em tratamentos indicados por dermatologistas para melhorar o aspecto das manchas pode haver ácidos na composição dos produtos. Por isso, o uso de proteção solar é necessário para evitar que o efeito seja o contrário do desejado. 


Entenda a importância do protetor solar facial na sua rotina de cuidados com a pele manchada.

Pele desprotegida é um dos motivos para manchas na pele

Existem diversos tipos de manchas de pele e muitas razões para que elas apareçam: reações alérgicas, uso de medicação adversa, oscilações hormonais, infecções, acne. Mas um dos grandes motivos para que as manchas na pele surjam é a falta de uso do protetor solar, que causa hiperpigmentação em alguns pontos da pele. A exposição solar sem proteção é, inclusive, uma das principais causas do melasma, tipo de mancha persistente.


Tratamento com ácidos exige uso do protetor solar

Para quem sofre com muitas manchas ou com as que estão em camadas mais profundas da pele, pode recorrer a tratamentos específicos para clareamento, em consultório ou não, feitos por um profissional. Os procedimentos mais comuns para esse tipo de problema contêm ácidos como o retinóico e o salicílico, que ajudam a melhorar o aspecto não só de manchas, mas também de cicatrizes. 


Esses ativos, porém, sensibilizam a pele e caso não sejam completamente retirados da pele ao acordar ou após procedimentos, podem piorar a situação em vez de melhorar. Neste caso, o protetor solar é indispensável para que a pele sensibilizada não fique exposta à radiação solar. Essa proteção específica deve ser a de um FPS 50 ou maior. Na dúvida, siga as orientações do seu dermatologista.


Protetor solar com vitamina C ajuda a clarear manchas

Você sabia que o protetor solar ajuda a clarear manchas na região do rosto? Pois é! Com o uso contínuo, o protetor hidratante com vitamina C tem efeito clareador e funciona de forma preventiva, evitando novas manchas por hiperpigmentação solar. Esse efeito é potencializado pelo ácido L-ascórbico, que é clareador por si só e ainda é antioxidante. Porém, é preciso ter atenção: o protetor solar só consegue esse feito se usado diariamente e em manchas na camada superficial da pele. Melasmas e manchas mais profundas necessitam tratamento direcionado e não podem ser clareadas com esse produto -ainda que não dispensem seu uso.


Protetor solar com cor uniformiza o tom da pele

Uma ótima alternativa para quem sofre com manchas na pele e está fazendo tratamento para isso é usar um protetor solar com cor. A coloração do protetor solar disfarça as manchas escuras que já estão na pele, uniformizando o tom da pele e a deixando com um aspecto saudável. O protetor solar com cor também dá uma proteção extra para a pele, já que é o único que protege contra a luz visível, radiação emanada por lâmpadas artificiais e eletroeletrônicos como televisão, celulares, tablets ou computadores. Ele também pode ser usado como substituto da base e do corretivo, otimizando a maquiagem. 

 

 

 

Foto: Getty Images