Qual é o melhor protetor solar para o rosto? Dermatologista indica as características que o produto deve ter para o verão
O protetor solar é um dos cuidados mais importantes na rotina de skincare. Depois de lavar o rosto com gel de limpeza e aplicar o hidratante facial com vitamina C, o uso do protetor 30 minutos antes de sair de casa conclui esse ritual de beleza com chave de ouro.
Como o próprio nome já diz, a principal função desse produto é proteger a pele da radiação solar, principalmente nos dias mais quentes do ano que acontecem no verão. Para evitar todos os danos que os raios solares causam à pele, é preciso saber escolher bem esse item de skincare. Para te ajudar nesse momento, conversamos com a dermatologista Annelise Marmore, que contou qual é o melhor protetor solar para o rosto.
Qual é o melhor protetor solar para o rosto? Entenda as características e funções deste produto
Além da textura e ação específica do produto - que varia dependendo do seu tipo de pele - , o protetor solar ideal para o rosto deve ter proteção contra a radiação UVA e UVB. “Devemos observar no rótulo se ele possui FPS (fator de proteção solar) e também PPD (que é o parâmetro que avalia a proteção do produto contra a radiação UVA)”, esclareceu a médica.
Hoje em dia, também é possível encontrar um protetor solar que protege a pele contra a luz infravermelha, que é o calor, e a luz azul que encontramos nos celulares ou telas de computador e causam muitos problemas na pele, como manchas de melasma e o envelhecimento precoce.
É melhor usar um protetor solar sem cor ou o protetor solar com cor? Qual protege mais?
As duas opções protegem muito bem a pele contra os danos dos raios solares. Mesmo assim, a Drª Annelise costuma indicar com mais frequência o protetor solar com cor para os seus pacientes. A dermatologista explica o porquê dessa preferência: “O produto cria uma barreira de proteção extra na pele, portanto, acaba sendo mais efetivo, principalmente para aqueles pacientes com manchas de melasma e outros tipos que precisam de uma proteção maior”.
O FPS faz diferença? Qual é o valor mais indicado? Por quanto tempo protege a pele?
O FPS do protetor (fator de proteção solar) precisa ser de no mínimo 30 para ser eficaz. "Isso porque a quantidade de filtro que o paciente aplica no rosto e reaplicada ao longo do dia, dificilmente é aquela recomendada pelos dermatologistas - equivalente a uma colher de chá”, ressaltou. Portanto, se você usar um FPS menor que 30 numa quantidade inferior que a indicada pelo médico, sua pele ficará menos protegida.
Como deve ser a reaplicação do protetor solar no rosto, principalmente no verão?
A recomendação da especialista é que o protetor solar seja aplicado da seguinte forma: “Uma quantidade equivalente a uma colher de chá no rosto, uma colher de sopa em cada braço e cada perna e duas colheres de sopa no colo e na barriga. A reaplicação deve ser feita a cada 3 horas na mesma porção, após sair do mar, piscina ou suar muito”, indicou.
Foto: Getty Images
CRM RJ 52-101881-7/ CRM SP 181232
Drª Annelise Marmore: Médica Pós Graduada em Dermatologia Clínica e Estética Avançada