Ácido ascórbico para a pele: o que é e para que serve? 4 motivos para incluir a vitamina C para o rosto na sua rotina
Sempre tem aquele produto que deixa a sua pele linda e radiante! É o caso dos dermocosméticos com vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico. Esse cuidado consegue deixar o seu rosto muito mais luminoso, além de prevenir e tratar o surgimento precoce das primeiras ruguinhas e clarear alguns tipos de manchas na pele. Com tantos benefícios, é claro que existem vários motivos para incluir esse ativo na sua rotina de skincare. Dá só uma olhada neles!
O que é o ácido ascórbico para a pele e para que serve?
O ácido ascórbico é o nome químico da vitamina C. Essa molécula pode ser criada em laboratório ou extraída de fontes naturais, como as frutas cítricas. Ela é uma substância que não é produzida naturalmente pelo organismo e para obter os seus benefícios, precisamos fazer uso de suas fontes externas, como os dermocosméticos.
- Leia também: Posso usar vitamina C no rosto todos os dias?
4 motivos para incluir a vitamina C na rotina de cuidados facial
1. Ela é um excelente antioxidante
Uma das principais funções da vitamina C é a sua poderosa ação antioxidante. Seu uso tópico colabora para a diminuição dos radicais livres - moléculas instáveis que são geradas pelo estresse, poluição e a radiação solar. Além disso, ela também aumenta a função do seu protetor, deixando sua pele bem mais protegida dos danos causados pelo sol e a luz visível.
2. Essa substância ajuda a clarear manchas na pele
A vitamina C apresenta propriedades que auxiliam no clareamento da pele. Isso porque essa substância ajuda a inibir a produção exagerada de melanina. Sendo assim, esse ativo ajuda a clarear vários tipos de manchas de pele, como o melasma, manchinhas solares e marcas de acne.
3. Pode ser usada em qualquer tipo de pele, inclusive a oleosa
A vitamina C pode ser usada em qualquer tipo de pele, inclusive nas mais oleosas, sem se preocupar nenhuma reação. Além disso, é importante ficar atento no veículo do produto que combine perfeitamente com as características da sua pele. No caso da pele oleosa, os dermocosméticos precisam ter uma textura matificante e ativos que ajudam a controlar a produção de sebo.
4. Estimula diretamente a produção das fibras de colágeno
O uso tópico de vitamina C também pode reduzir a degradação e estimular a produção de novas fibras de colágeno e elastina, além de melhorar a hidratação e o viço da pele. Para prevenir ou tratar a flacidez, rugas e linhas de expressão, esse ingrediente é o melhor aliado.