Posso usar vitamina C no sol? Dermatologista conta como usar essa substância na rotina de skincare na praia e na piscina
O protetor solar é o cuidado número um na rotina de skincare das pessoas o ano todo, mas é durante o verão que esse produto acaba sendo mais usado. Isso porque, nessa época do ano, a incidência dos raios solares aumenta bastante, influenciando nos casos de câncer de pele, manchas de melasma e queimaduras solares.
Mas para reforçar a ação do protetor, muitas pessoas adicionam a vitamina C nos cuidados com a pele durante o verão. Mas será que essa substância pode ser usada durante a exposição solar, principalmente na praia e na piscina? Conversamos com a dermatologista Annelise Marmore que esclareceu o assunto.
A vitamina C pode ser usada no sol, na praia e na piscina?
A vitamina C pode ser usada em todos os momentos do dia, tanto de manhã, quanto à noite. Ela é perfeita para otimizar a ação do protetor solar e um tratamento anti-idade ideal para a sua rotina de skincare noturna. Mas, a dermatologista atenta que para usar a substância, é necessário atenção e cuidado: “A Vitamina C oxida diante da luz solar, então seu uso durante o dia deve ser seguido de uso de protetor para manter os seus benefícios para a pele”. Por isso, nada de usar esse ativo isolado!
De que maneira a vitamina C deve ser usada durante a exposição solar?
Pela manhã ou durante a alta exposição ao sol, a vitamina C deve ser usada antes do protetor solar para evitar sua oxidação e aumentar a defesa do filtro. Uma boa dica para que esses dois cuidados sejam eficazes, é investir em um só cosmético: “Quando encontramos os dois produtos juntos na mesma formulação mais fácil fica para o paciente aderir ao tratamento e maiores benefícios ele terá com o uso de ambos associados”, recomendou a Drª Annelise.
Sempre que o paciente sair da água ou suar muito é importante reaplicar a vitamina C e o protetor solar?
A médica responde: “É muito importante sempre reaplicar o filtro solar quando suar muito e quando sair da água, para garantir a proteção dos danos causados pelas radiações solares na pele”. Isso também inclui a vitamina C! Para evitar de aplicar dois produtos, você pode investir em um só para simplificar a sua rotina de skincare.
Aposte em um protetor solar hidratante com vitamina C que tenha FPS 30, no mínimo. Você pode investir num produto sem ou com cor, que garante mais uma barreira física de proteção à sua pele, além de uniformizar o rosto com manchas, cicatrizes, espinhas e outras imperfeições.
Foto: Getty Images
CRM RJ 52-101881-7/ CRM SP 181232
Drª Annelise Marmore: Médica Pós Graduada em Dermatologia Clínica e Estética Avançada